Tibério Vargas Ramos
Lançamentos
Dr. Breno Caldas, por João Altmayer
Quando menino em nossa casa o chamávamos de “Tio Breno...”

Dr. João Altmayer Gonçalves, filho de Paulo Annes Gonçalves, que foi editor do Suplemento Rural do Correio do Povo e do Almanaque anual (Acervo Site)

Artigo foi publicado no Correio do Povo, em 13 de abril de 2024, sábado (Reprodução)

Doutor Breno no veleiro, arquivo pessoal do Dr. João Altmayer (Reprodução)

Por João Altmayer Gonçalves (*)

Recente artigo de Jaime Cimenti trouxe nota do Jornalismo de Breno Caldas e o século XX. Comenta o livro “Breno Caldas: a Imprensa e a Lenda”, AGE Editora, de Tibério Vargas Ramos, professor de jornalismo na PUC-RS. Estes dois profissionais me motivaram a escrever estas linhas.

Quando menino em nossa casa o chamávamos de “Tio Breno…”. Razão do convívio dele com meus pais, Helga Altmayer Gonçalves e Paulo Annes Gonçalves. Pai foi seu braço direito em seus assuntos rurais. Iniciou em 1945, escrevendo notas agropecuárias dos U.S.A. onde como engenheiro agrônomo estagiava como bolsista a convite deste país. Esta Folha Rural com o tempo evoluiu para o “Suplemento Rural”, encarte do Correio do Povo às sextas-feiras. Pai dirigiu este suplemento até o encerramento da Cia Caldas Junior. Era auxiliado por Júlio Duarte, Santos Vidarte, Geraldo Kessler, Noeli, são os que lembro. Na fotografia lembro de Blagoi e Planella, os quais acompanhavam meu pai em feiras e exposições rurais no interior do Estado. Algumas viagens os acompanhei, de início em Jipes e após em Kombis, entre 1960 e 1970. Helga colaborava com a coluna “Receitas Provadas”, com comidas de origem alemã. Outra colaboração de Paulo ao tio Breno se dava na sua estância na Ponta do Arado, adiante do Lami. Realizava a tatuagem e seleção de seus futuros reprodutores da raça Devon, bovinos de origem inglesa.

Na área do iatismo assisti com Helga e meu irmão Carlos a partida do veleiro Aventura, de tio Breno, inscrito na clássica regata de oceano Buenos Aires / Rio de Janeiro. Nesta tripulação estava Gastão Altmayer, velejador. Partiram da Ponta do Arado. Dr. Breno teve bons e fiéis colaboradores, os quais muito contribuíram ao sucesso de seu jornal. Há alguns anos foi publicado livro escrito por Walter Galvani, sobre a Cia Caldas Junior, também seu colaborador.

Outra colaboração de Paulo foi a publicação do Almanaque do Correio do Povo, brinde aos assinantes no final do ano. Assim Dr. Breno teria pedido: “Paulo, assuma e toca o nosso Almanaque…”. ao que Paulo teria respondido:” Breno, sou da área rural…”. E Dr. Breno retrucou: “Tens cabeça e conhecimento… toca um ano ou dois, se não gostares, me informa!”. E pai assumiu o tal Almanaque por duas décadas. Mas esta é outra história.

Espero ter contribuído com os escritores acima e que fiquem as boas lembranças destas pessoas que participaram do jornalismo gaúcho e nacional.

(*) João Altmayer Gonçalves, médico, Porto Alegre 09 de abril de 2024

Publicado em 13/4/2024
voltar

Desenvolvido por RaioZ.com Desenvolvido em Wordpress