O escritor, jornalista e professor da PUCRS desde 1977, Tibério Vargas Ramos, foi o Paraninfo Espiritual dos formandos 2015-2, no cinquentenário da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), criada em 1º de janeiro de 2015. O paraninfo na solenidade de colação de grau, no salão de atos do prédio 40 do campus, em 24 de janeiro de 2016, foi o professor de televisão, crítico cultural e músico Cláudio Costa Mércio. Os formandos escolheram como homenageados os professores André Fagundes Pase, de tecnologias, e Tércio Saccol, de rádio, e o técnico do estúdio de rádio da faculdade, Fabrício de Carvalho.
Na missa de ação de graças, em 21 de janeiro de 2016, na Igreja Universitária Cristo Mestre, no campus da PUC, o paraninfo espiritual enalteceu a história do curso de Jornalismo que começou em 1952 e citou professores e alunos emblemáticos. Lembrou que o nome da nova faculdade criada em 1965 foi uma escolha do Vaticano, para a formação de profissionais de imprensa com princípios cristãos, rompendo a dicotomia da Guerra Fria dos anos 60, capitalismo e comunismo. Tibério fez um paralelo com os desafios da profissão de jornalista 50 anos depois, em outro momento difícil da humanidade, com fundamentalismo religioso e intolerância política. Sua fala na íntegra:
“O gesto de reconhecimento ou carinho de vocês, que motivou a minha escolha para Paraninfo Espiritual da turma do Jornalismo 2015-2 da PUCRS, tem enorme significado para mim porque é a reafirmação de que valeu a pena a longa luta de uma vida de fazer e ensinar jornalismo. Cinquenta anos atrás, mais precisamente em 1º de dezembro de 1965, a PUCRS trocava o nome da Escola de Jornalismo para Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), com seus dois cursos iniciais, Jornalismo de 1952 e Publicidade de março de 1965. Relações Públicas só vai começar em 1967.
Desde o início, o curso de Jornalismo da PUC, pioneiro no Rio Grande do Sul, tem um olhar no mercado de trabalho. O jornalista Alberto André, presidente da Associação Riograndense de Imprensa por mais de duas décadas e mais tarde diretor da faculdade, participou da elaboração do currículo e esteve entre seus primeiros professores. A Universidade fez questão de buscar jornalistas consagrados de Porto Alegre para participarem da primeira turma de alunos. Entre eles, simplesmente o editor-chefe do Correio do Povo, Adail Borges Fortes da Silva, e seu irmão Adil Borges Fortes da Silva, colunista e secretário de redação da Folha da Tarde. Ainda se formaram na primeira turma, entre outros, o articulista e editorialista do Correio, Carlos Reverbel, e o cronista da Folha, João Bergmann.
Ao longo dos anos, lecionaram especialistas nas diversas áreas, como Nilo Ruschel, precursor do rádio gaúcho; Vera Ferreira, das primeiras profissionais em estúdio de televisão; o artista plástico e diagramador Anibal Bendatti; a primeira teórica da comunicação Yara Bendatti; e o jornalista gráfico completo – redator, editor e diagramador – Antônio González, mais tarde diretor da faculdade durante 18 anos. Tive o privilégio de dividir durante mais de 30 anos a disciplina de Redação Jornalística com o mito Marques Leonam Borges da Cunha. Mas antes de nós, lecionou nada menos do que Remy Gorga Filho, tradutor para o português de dois prêmios Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa e Gabriel García Márquez.
Por tudo isso, sempre foi entendido, erroneamente, que o nome da “faculdade dos meios de comunicação social” era para identificar seu ensino como “voltado ao mercado”. Nada disso! O nome foi definido pelo Vaticano dois anos antes, no Concílio Vaticano II, em 4 de dezembro de 1963. O papa Paulo VI entendeu que as universidades católicas deveriam romper com a lógica da Guerra Fria, a divisão do mundo pela “cortina de ferro”, expressão cunhada por Churchill, formando profissionais de imprensa capazes de interpretar o mundo sem a dicotomia do bem e do mal, mas com uma visão espiritual e científica baseada na fraternidade universal, respeito ao homem e ao bem comum, o amor, moral e compaixão cristãs. O reitor da PUC gaúcha, irmão José Otão, foi dos primeiros a aderir à proposta da Igreja, criando a Famecos, junto com faculdade similar na Universidade Católica do Chile.
Recuperei este passado para dizer que vocês estão se formando em cenário caótico como 50 anos atrás. O papel de um jornalismo ético, crítico, responsável, pluralista e democrático é indispensável para descrever, interpretar, dar voz aos excluídos e relativizar opiniões esdrúxulas em nações e continentes, marcados por fundamentalismo religioso, terrorismo, intolerância política, tiranias, injustiça social, egoísmo, ganância, corrupção, segregação, refugiados, exilados, preconceito racial e moralismo sexual. O jornalismo não vai mudar o mundo, mas pode salvar pessoas, comunidades, preservar o meio ambiente possível, animais, descortinar o horizonte, permitir a esperança. Vocês, tenho certeza, vão desbravar caminhos e ficarei lendo, ouvindo e assistindo orgulhoso o trabalho de cada um. Sucesso e realização profissional, queridos afilhados. Obrigado.”
Os formandos:
A lista de formandos em Jornalismo 2015-2 da PUCRS de acordo com a ordem de chamada para receberem os diplomas, definidos pelo cerimonial com base em afinidades da turma:
Isadora Szeckir Marcante
Renata Paiva Pias
Fávia Menezes Carboni
Juliana Buchabqui S. Marzanasco
Christiane Troglio Luckow
Taína Schaurich Cíceri
Rafael Marantes Sanchez
Bruna Goulart
Lucas Vidal Domingues
Julian Rodrigues Goulart
Lucas Pires de Oliveira
Lucas Maciel Zandonai
Karine Chagas Flores
Ana Maria Muller Mor
Kimberly Cristine
Lúcia Feijó Villas Bôas Vieira
Muriell Custódio Krolikowski
Elisa Berger Marinsek
Gabriel Garcia Severo
Juliana Bonotto Saldanha
Camila Rodrigues Amaral
Cláudia Luizi dos Anjos
Gabriel Carniel Raimundi
Louisiane Silva Cardoso
Thiago Souza de Souza
Maura Meregali
Jéssica Enderle Sbardelotto
Filipe Pires Castilhos
Janaína Marques dos Santos
Cândida Schaedler
Gabriel Campos Machado
Daiane Lemos da Fonseca
Marjorie Ballejos Schmidt
Milena Heloíza Haas
Florença Miranda e Castro
Andressa Furno Moreira
Muriel Fraga Porfiro
Anahís Borges Vargas
Daniela Bruno Flor
Luíza Dal Mas Pereira
Camilla Pereira da Costa
Rhêa Carolina Hickmann Ribas
Caroline Menezes Escobar
Jaqueline Trindade Acosta
Jéssica Laine Andrade