Getúlio Petri Nascimento (*)
Nesta semana acabei de ler teu “Acrobacias…”, e o fiz em dois dias, impossível parar de ler uma trama tão bem elaborada, e ver cada personagem tomar para si o papel de narrador. Sensacional mesmo. Fiquei muito satisfeito em ver nosso grande mestre GMR ser homenageado, nada mais merecido por tudo o que ele fez. E muito bom lembrar seus conselhos, mesmo que infelizmente não tenhamos seguido a todos.
Depois de ler procurei teu e-mail para este contato, e acabei encontrando um vídeo no Youtube com uma entrevista, por ocasião do lançamento do livro. Gostei dos comentários e escrevo para fazer um pequeno reparo: quando disse que só o autor é real na trama. Tive como um dos referenciais da minha formação o convívio com teu pai, e os conselhos do personagem Ramos do livro são a descrição mais fiel do perfil do nosso Instrutor. E tive o privilégio de acompanhar quando, sentado num pequeno banco do fundo do Hangar cevava o mate e cumpria o ritual de fechar um palheiro, e fumar com gosto e ficar pensativo e matear solito. Grande GMR.
Também observei que o prefixo do avião do Brigadeiro era PT-ACM. Pois tive o prazer de voar com o Seu Ramos neste Cessna 170, quando ainda não havia tido este indicativo alterado. Bons tempos.
Gostaria de parabenizar pela obra e pelo exemplo de cidadão que tem sido, tu e tua irmã que também perdemos contato. Grande abraço.
(*) Getúlio Petri Nascimento é piloto e instrutor de aviação. Fez o brevê com o meu pai, GMR – Gaudêncio Machado Ramos)
(*) Texto enviado por e-mail em 2012