Tibério Vargas Ramos
Lançamentos
Tibério Vargas Ramos lança novo romance Sombras Douradas
Quarto livro do escritor gaúcho publicado pela Editora AGE foi autografado na Livraria Saraiva, em Porto Alegre
Tibério Vargas Ramos lança Sombras Douradas, seu novo romance

Tibério Vargas Ramos lança Sombras Douradas, seu novo romance

O escritor do Sul Tibério Vargas Ramos lançou na noite desta sexta-feira, 14 de agosto de 2015, seu segundo romance Sombras Douradas, publicado pela Editora AGE. O evento ocorreu na Livraria Saraiva, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. No mesmo local, em 2012, ele autografou o primeiro romance Acrobacias no Crepúsculo, sua estreia na literatura.

Jornalista desde 1969 e professor universitário desde 1977, Tibério está sendo visto, aos 66 anos, como uma das novidades da literatura do Rio Grande do Sul, com obras urbanas e universais. Além dos dois romances, a Editora AGE ainda publicou, em 2013, a novela A Santa Sem Véu e Contos do tempo da máquina de escrever, irreverentes e eróticos.

Tibério Vargas Ramos com César Augusto Hülsendeger (Foto de Elson Sempé Pedroso)

Tibério Vargas Ramos  autografa Acrobacias no Crepúsculo em 2012 (Foto Elson Sempé Pedroso)

Acrobacias no Crepúsculo tem uma concepção moderna, a partir de um esboço de romance, feito por uma das personagens, estudante de Letras, e entregue a um velho escritor, que o completa. “Procurei escrever o livro com dois narradores, que se juntam para contar uma história de aventura, família, separação, eventos dramáticos e erotismo para tornar a leitura mais prazerosa”, explica o autor.

O novo romance é pós-moderno. A partir de cartas colocadas sobre a mesa, ele entrelaça duas épocas. Personagens do século 16, na Europa, durante o Renascimento, saem de uma velha Enciclopédia e depois são encontrados com os mesmos nomes nas redes sociais, em Porto Alegre, em plena era tecnológica.

“Quis fazer um paralelo do fim do mapa de Ptolomeu e a descoberta de que a terra é redonda, com o mundinho quadrado nas pessoas hoje o tempo todo nos aplicativos eletrônicos, mas não conseguiria dar vida aos personagens do século 16 se não tivesse eles diante de mim, em pinturas na internet”, admite Tibério. Sombras Douradas entrelaça os dois tempos em uma narrativa forte, com crítica social, cultural, religiosa, costumes e erotismo.

Publicado em 16/8/2015
voltar

Desenvolvido por RaioZ.com Desenvolvido em Wordpress